sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PERDÃO!

Leitura Bíblica: Lucas 17.3-10

Suportem uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. ( Cl 3.13).

Existe um ditado que diz: "Errar é humano, perdoar é divino".
Geralmente quem usa este ditado tenta justificar seus próprios erros ou o fato de não querer perdoar-"já que não sou Deus, está tudo bem se eu não perdoar". Quem conhece a Bíblia, sabe que não é bem assim.
O que é o perdão? Gosto muito de um conceito que o professor David W. Smith usava em suas aulas de ética pessoal: " O perdão é uma decisão de não levantar mais a ofensa perante três pessoas: Deus, os outros ( inclusive o ofensor ), e eu mesmo".
Perdoar é difícil porque gostamos de relembrar a ofensa. Perdoar é difícil porque gostamos de comentá-la com outras pessoas. Perdoar é difícil porque gostamos de " jogar na cara " do ofensor o que ele nos fez. Perdoar é difícil porque gostamos de nos fazer de vítimas e nos queixar com Deus. De fato, perdoar é difícil, mas não impossível. Mas perdoar também é necessário, pois é a única maneira de salvar um relacionamento. Perdoar é preciso por ser a única maneira de sarar a ferida e não ficar preso nas garras da autopiedade eda amargura. Perdoar é preciso para não contaminar outras pessoas em nossos contatos interpessoais. Perdoar é preciso porque Deus nos manda perdoar sempre - e mesmo quando obedecemos a Deus e perdoamos temos de reconhecer que: " somos servos inúteis, apenas cumprimos o nosso dever".
Não é tanto uma questão de fé, mas de obediência, de decisão. Se quisermos realmente seguir a Cristo, perdoar não é uma opção ou um " favor" que fazemos aos outros. É um dever.
Nosso Senhor também perdoa nossos pecados, e nos capacita a cumprir suas ordens. Desta forma, perdoar não é sobre-humano, mas algo que podemos cumprir com a graça do nosso senhor.
Perdoar é difícil, mas necessário!!! 
Esse texto falou muito comigo,espero que possa falar ao seu coração também,foi extraído do " Pão Diário ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário